EiAlex por Alex e Marcelo » Arquivo » Perfumes Amadeirados



26 de junho de 2017

amadeiradosca

O que é um perfume amadeirado?

As notas amadeiradas são confiáveis e flexíveis, uma espécie de curinga para um perfumista hábil, fornecendo a base de uma composição e reforçando os outros elementos de acordo com seu perfil olfativo. Poucas notas de madeiras preciosas dentre as notas amadeiradas podem servir como uma nota de topo ou nota de coração, mas existem excepções, como por exemplo, o pau-rosa.

O perfil das fragrâncias de madeiras varia amplamente entre as diferentes árvores. Alguns deles podem ter um cheiro de alcatrão e compostos fenólicos, como a madeira guaiac. Outros são austeros e lembram um estojo de lápis novos, como o cedro. Alguns são cremosos, leitosos, profundamente suaves, como o sândalo. E há aquelas notas amadeiradas que são tão individuais que podem caracterizar a composição inteira: Agarwood / Oud – um subproduto da luta contra uma doença (fungo) pela árvore Aquilaria, que é tão rico e complexo que abrange notas do tipo nozes, amadeiradas, de musgo, e até mesmo aromas de cânfora. Ou pense em como o pinheiro ou o abeto nos lembram de épocas específicas, graças às suas associações (como o Natal por exemplo).

Algumas notas amadeiradas são produzidas através de meios naturais, tais como a maceração e destilação de pedaços da madeira; outras notas que poderiam ser produzidas através do produto natural, são na verdade, produzidas através da síntese de laboratório. A razão é tanto a sustentabilidade, quanto a eficiência, o custo e a segurança.

O vetiver e o patchouli são exceções interessantes no grupo de notas amadeiradas, pois o vetiver é na verdade uma grama, com um sistema radicular complexo e o patchouli é a folha de um arbusto. Mas seu perfil olfativo é amadeirado, daí a classificação.

As notas amadeiradas são por excelência as predominantes em fragrâncias masculinas, mais graças a forte associação que árvores trazem à mente, nem tanto devido ao seu cheiro, mas sua flexibilidade, torna as notas amadeiradas, um componente essencial para as fragrâncias femininas e unissex. Na verdade, há muito poucas fragrâncias que não possuem pelo menos uma nota amadeirada em sua composição. (Fragrantica)

Agora clica no vídeo abaixo e vem conferir nossas dicas ↓



Deixe seu comentário: